O mundo em constante transformação exige que profissionais de todas as áreas estejam sempre em busca de conhecimento e aprimoramento. Nesse cenário, o conceito de lifelong learning – aprendizado contínuo – torna-se não apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade intrínseca para a relevância profissional.
As certificações são cruciais para validar competências em momentos específicos. Elas atestam um conhecimento em um determinado ponto no tempo e, por conta disso, precisam ser renovadas de tempos em tempos.
Adicionalmente, a maestria e a capacidade de adaptação residem também na habilidade de ir além, de se manter atualizado e de continuar crescendo em um ritmo acelerado.
É em torno deste contexto que escrevo esse post, detalhando como funciona a renovação de certificações ITIL (e de outras famílias de produtos relacionados da Peoplecert), e o programa PeopleCert Plus, que propõe um ecossistema de aprendizado e desenvolvimento contínuo.
Vamos lá?
Renovação de certificações ITIL
Recentemente, todas as certificações oferecidas pela Peoplecert passaram a ter um prazo de 3 anos para renovação.
Deixando de lado a polêmica em torno da renovação das certificações a cada 3 anos, podemos notar alguns benefícios desse processo (que, diga-se de passagem, é muito comum em certificações da Microsoft, AWS, Servicenow, dentre outras).
Benefícios para os profissionais
Desenvolvimento de Carreira. A renovação de certificações demonstra dedicação ao crescimento e à liderança, aprimorando as perspectivas de carreira e a atratividade para os empregadores.
Competitividade. Adaptar-se às mudanças do setor e adotar novas metodologias, agregando valor às organizações e à competitividade no mercado de trabalho, oferecendo melhores perspectivas de progressão na carreira.
Benefícios para as empresas
Expertise atualizado. Manter as equipes atualizadas sobre tendências, métodos e tecnologias atuais, essenciais para inovação, excelência, satisfação do cliente e sucesso do projeto.
Garantia da Qualidade. A atualização frequente de habilidades reduz os riscos do serviço e do projeto, aumentando a confiabilidade e os resultados, beneficiando os resultados financeiros.
Recrutamento eficaz. Agilidade no processo de recrutamento pré-qualificando candidatos com credenciais atualizadas, garantindo um grupo de candidatos atualizados com as melhores práticas do setor.
Como renovar sua certificação ITIL
Há 3 formas de renovação disponíveis para quem tem uma ou mais certificações obtidas pela Peoplecert:
Opção 1 – Refazer o mesmo exame. Você pode renovar sua certificação refazendo o exame original. Esta é, de longe, e na minha opinião, a pior opção. Pois não traz absolutamente nenhum valor agregado ao seu investimento, além da renovação. Mas há quem prefira…
Opção 2 – Investir em novos cursos e certificações relacionados. Você pode renovar qualquer certificação dentro de uma família de produtos (por exemplo ITIL) concluindo um treinamento adicional e sendo aprovado no exame de certificação correspondente.
Por exemplo, se você já tem uma certificação ITIL4 Foundation e precisa renová-la, ao obter uma certificação de nível avançado do ITIL4 (CDS, DSV, Practitioner, etc), você automaticamente renova a certificação ITIL4 Foundation.
Em um outro cenário, considerando que você tem as certificações ITIL4 Foundation e ITIL4 Drive Stakeholder Value, ao obter uma nova certificação avançada do ITIL, renova automaticamente as duas certificações (Foundation e CDS).
Eu gosto muito desta opção e geralmente é a minha recomendação principal para quem pretende se tornar ITIL4 Master.
Opção 3 – Acumular e registrar pontos CPD através de uma assinatura do Peoplecert Plus. Ao manter uma assinatura ativa do Peoplecert Plus e acumular 20 pontos CPD (Continuous Professional Development) anuais por três anos seguidos, você também renova toda a sua suíte de certificações.
Essa opção também pode ser muito vantajosa tanto para quem não pretende explorar novas certificações avançadas, mas precisa manter a renovação de uma certificação em dia. Além disso, também se torna um excelente retorno sobre o investimento para quem tem certificações de mais de uma família de produtos da Peoplecert (por exemplo ITIL, PRINCE2 e DevOps).
Vale lembrar que, ao não renovar a certificação, você permanece no Registro de Candidatos Aprovados (SCR) com uma nota indicando o não alinhamento com os requisitos atuais. Ou seja, sua certificação não expira, mas você fica com uma “notinha de rodapé” no seu registro de candidato mencionando que faz tempo que você não se atualiza.
PeopleCert Plus: Um Ecossistema para o Desenvolvimento Contínuo
O PeopleCert Plus é um programa de associação projetado para apoiar profissionais em sua jornada de aprendizado contínuo, indo além da simples posse de certificações. Ele oferece um conjunto de recursos que visam manter os membros atualizados e engajados com as últimas tendências e melhores práticas das áreas de gerenciamento de serviços de TI (ITIL), gestão de projetos e portfólio (PRINCE2), Agilidade, DevOps e SRE. (lembrando que a Peoplecert expandiu significativamente o seu portfólio de produtos ao adquirir o DevOps Institute).
Benefícios do Peoplecert Plus
Destaquei alguns dos principais benefícios de uma assinatura.
Take2 e Simulados
Ao obter uma assinatura do Peoplecert Plus, você elimina o estresse e o “fator psicológico” que normalmente pesam quando fazemos um exame de certificação.
A assinatura te dá o direito ao take2 e pacotes de simulados para os exames de certificação. Por exemplo, ao adquirir um treinamento com exame de certificação avançado em ITIL4, você não precisa adquirir o take2 e nem simulados adicionais, pois a sua assinatura Peoplecert Plus já te dá esse benefício.
Biblioteca abrangente
Você também pode utilizar os recursos do Peoplecert Plus para aprofundar sua jornada de aprendizagem, através de guias de prática, playbooks, templates, estudos de caso, pesquisas e artigos de especialistas, eLearning e Masterclasses ao vivo e gravadas.
Alguns exemplos do que você vai encontrar na biblioteca da Peoplecert Plus:
- 34 Guias de Prática ITIL4, que descrevem habilidades práticas para aplicar o ITIL, do Gerenciamento de Incidentes à Melhoria Contínua.
- E-books especializados em ITIL4, abrangendo sustentabilidade digital, uso de serviços em nuvem, relacionamento de negócio, gestão de ativos de TI, dentre outros.
- E-books ITIL4 para Gerentes e Líderes | Estratégia Digital, Transformação Digital, Cocriação de Valor e Gestão de uma Organização de Tecnologia.
- E-books PRINCE2 sobre gestão de valor e risco, otimização e entrega de valor, e aprimoração de tomada de decisões.
- E-books PRINCE2 sobre gestão estratégica de projetos, aprofundamento em gestão de Programas, Portfólios e Escritórios de Projetos.
- Playbooks DEVOPS, com insights práticos sobre metodologias DEVOPS e como implementá-las
Renovação de certificação via CPD (Desenvolvimento Profissional Contínuo)
Por fim, o Peoplecert Plus é um poderoso mecanismo para se manter atualizado. Conforme comentei anteriormente, uma única assinatura permite que você renove todas as suas certificações relacionadas a produtos da Peoplecert (ITIL, PRINCE2, SRE, DevOps, etc.)
Para manter todas as suas certificações atualizadas com uma única assinatura através de CPDs, você precisa assinar o PeopleCert Plus, manter sua assinatura ativa por 3 anos, renovando a cada ano, ou optando por uma assinatura de 3 anos e registrar 20 pontos de CPD anualmente, por meio da plataforma CPD da PeopleCert.
Ao final dos 3 anos, suas Certificações são automaticamente estendidas por mais 3 anos.
Funcionamento do registro de CPD
Para manter sua suíte de certificações atualizadas, você precisa registrar seus pontos CPD em três categorias: experiência profissional, educação profissional e/ou atividades comunitárias, conforme detalhado a seguir:
Experiência Profissional | Educação Profissional | Comunidade |
Prática profissional: Aplicação de ITIL, PRINCE2, DEVOPS no ambiente de trabalho | Certificações Peoplecert | Organização de eventos relacionados à indústria/melhores práticas, Participação em eventos do setor |
Orientação de colegas em relação às suas Certificações ou Aprendizagem | Outras certificações de organizações de treinamento credenciadas pela PeopleCert (ex.: ITSM na Prática) | Contributing to community discussion forums (ex.: fórum de discussão de alunos do ITSM na Prática) |
Mentorar indivíduos ou grupos para apoiar seu desenvolvimento | Outras certificações de organizações de treinamento não credenciadas pela PeopleCert (ex.: Scrum.org, PMI, HDI, etc.) | Criação de liderança de pensamento (ex.: publicação de pensamentos no linkedin, blog pessoal,youtube, etc) |
E-learning, leitura e livros/ebooks, publicações, pesquisas, white papers, podcast, webinars, etc | Voluntariar-se para compartilhar seu conhecimento e experiência |
Vale lembrar das seguintes regras:
- É necessário registar 20 pontos (CPD) em atividades por ano.
- 5 pontos (no mínimo) devem ser provenientes da categoria Experiência Profissional.
- Os 15 pontos restantes podem ser obtidos em atividades nas categorias Experiência Profissional, Educação Profissional e Comunidade.
- 1 hora de engajamento = 1 ponto de CPD
O conteúdo que você lê e interage no PeopleCert Plus pode ser contabilizado para o seu CPD. Com milhares de artigos e vídeos, e-books, webinars e masterclasses exclusivos e cursos de eLearning, esta é uma ótima maneira de se manter atualizado e acumular CPDs
Em suma, o lifelong learning, impulsionado pela renovação de certificações e pela adesão a ecossistemas como o PeopleCert Plus, é a chave para a relevância e o sucesso contínuo na carreira. Não espere a sua certificação expirar para agir! Explore as opções de renovação, invista no seu desenvolvimento profissional e garanta que suas competências estejam sempre alinhadas às demandas do mercado.
Se tiver alguma dúvida sobre o conteúdo deste artigo ou sobre o Peoplecert Plus, não deixe de comentar. 😉