“Olá, meu nome é Renê Chiari e sou fundador deste blog, que chamo carinhosamente de ITSM na Prática.

Eu trabalho com Tecnologia da Informação desde 2001. Minha origem profissional foi baseada em áreas de suporte e infraestrutura (service desk, suporte de segundo nível e administração de redes).

Meu interesse por ITIL surgiu em 2006, meio sem querer. Estava de férias no trabalho e um amigo sugeriu participar de uma palestra gratuita sobre um tal de ITIL em uma universidade próxima da minha casa.

Foi paixão a primeira vista. Aquela palestra não era suficiente. Eu queria mais!

Nesta época a certificação ITIL era algo muito raro no mercado e eu senti que havia ali uma excelente oportunidade de unir o útil ao agradável.

Fiz um curso preparatório durante um final de semana em que toda a minha família estava no sítio, aproveitando tempo livre e calor que fazia. Esta não foi a primeira e nem a última vez que abri mão de um passeio, uma viagem ou mesmo uma cerveja com os amigos para um bem maior (na minha opinião.

No pain, no gain.

Descobri que havia passado no exame muitos dias depois de fazer a prova. Sim, naquela época ainda não havia as facilidades de centros de exame, exame online no formato digital. Era papel na mesa e os exames eram enviados para a Holanda para então serem corrigidos.

Missão cumprida. Estava certificado.

Em poucas semanas eu seria contratado por uma das maiores empresas de tecnlogia do mundo, aquela famosa de três letrinhas azuis. O certificado ITIL Foundation abrira as portas para o lugar onde todo profissional de TI um dia desejou trabalhar.

Não demorou para eu descobrir que o certificado de Fundamentos não havia me tornado, nem de longe, um especialista em ITIL. Ele só me garantiu aprender o idioma do gerenciamento de serviços. E isso faz todo sentido. Ninguém vira físico quântico sem aprender os conceitos elementares da matemática, como soma, subtração, divisão e multiplicação.

A migração da área técnica para uma área de gestão também não foi confortável. Eu fiquei pelo menos 3 meses em um estágio de sofrimento. Mas foi o tempo necessário para eu entender o contexto daquela nova atuação e suficiente para eu descobrir que aquela era a minha praia.

Esse foi o começo da minha jornada para o mundo do gerenciamento de serviços de TI.
Trabalhei em empresas de TI de grande porte e consultorias especializadas em ITSM, como consultor e instrutor.

Em paralelo com o histórico profissional, investi na minha formação acadêmica. Foram diversas certificações, como ITIL Service Manager (da antiga ITIL v2), ITIL Expert, ISO/IEC20000 Consultant Associate, COBIT, e por ai vai.

As experiências e desafios do dia a dia aliadas à minha inquietude natural acabaram me levando a criar este blog. Ele nasceu como um “diário de bordo” dos projetos em que eu participava e acabou virando uma das maiores referências sobre o tema IT Service Management em língua portuguesa. Maid de 100 mil pessoas já passaram por aqui.

Hoje, depois de 10 anos de experiência e muita paixão pelo que faço, minha missão é contribuir com a comunidade na formação de profissionais de TI que tenham mentalidade orientada à serviços.

Isso significa ajudar aqueles que estão dando os primeiros passos nesse universo e ainda estão um pouco perdidos e sem saber para onde caminhar.

Também contribuir e compartilhar experiências, reflexões e constatações com profissionais que já estão começando a caminhar com as próprias pernas e que têm dificuldade e encontrar caminhos práticos para resolver problemas reais em suas organizações de TI através de práticas de gerenciamento de serviços.

Seja bem-vindo(a) a esta fantástica jornada pelo conhecimento!”